terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Como parar de roer unha?



Algo que me aborrece muito é essa mania que eu tenho de roer unha!
Sempre tentei parar de roer, mas não é uma coisa tão simples assim. 
E como tenho que mante-las curtas por normas do trabalho, isso acaba como que facilitando esse meu vício. Quero dizer, que se elas vivessem grandes e bem pintadas, talvez eu nem tivesse coragem de roer-las.
E ai veio a ideia de postar a respeito...


Normalmente associado a crises de ansiedade ou de autoestima, o mau hábito tem cura. Há desde soluções mais simples, como o uso de esmaltes, até outras mais trabalhosas e que vão além dos cuidados estéticos.
Vamos agora conhecer algumas opções sugeridas pelos especialistas e acabe com a mania de roer as unhas.
Identifique os momentos que despertam a mania
Roer as unhas é um alerta de ansiedade. Para lidar com o sentimento, sem destruir a aparência das mãos, que tal identificar os momentos em que você entra em crise? Repare se isso acontece numa reunião de trabalho, no trânsito ou na hora de tomar qualquer decisão importante. Sabendo o que causa o problema, é hora de aprender a lidar com ele.

Mantenha as unhas curtas e lixadas
Manter as unhas curtas e lixadas evita que elas se enganchem em roupas ou objetos, inibindo aquela vontade incontrolável de arrancar o pedacinho lascado - e aí dar início à roedura sem fim.
Faça as unhas semanalmente
Manter as unhas feitas é um grande incentivo para nós mulheres parar de roer as unhas. No caso dos homens, uma base que também adiciona um gosto ruim as unhas.
Tente unhas postiças
Existem dois tipos de unhas postiças: as compradas prontas e as que são moldadas sob medida.

Mastigue um chiclete
O chiclete não é solução, mas ajuda a dar uma folga para as unhas. O movimento repetitivo, quase inconsciente, também pode funcionar como uma válvula de escape para a ansiedade. 

Extravase a ansiedade
Roer as unhas é uma atitude de defesa contra a ansiedade, por isso maneiras de aliviar este sentimento ajudam a combater o mau hábito. A prática de exercícios físicos ou de atividades relaxantes, seja ouvir um CD ou escrever num blog, ocupa a sua atenção enquanto as unhas ficam de lado.


E vamos conseguir...








Nenhum comentário:

Postar um comentário